Para quem mora em São Paulo ou visita a cidade, o que não faltam são atividades para lazer. A capital paulista possui atividades para quem busca por cultura, entretenimento, gastronomia e muito mais.

Mas não é só isso, existem centenas de cidades próximas a São Paulo, que podem ser acessadas de carro em apenas algumas horas, que são imperdíveis para passeios bate-volta ou viagens de fim de semana.

E para te ajudar a descobrir seu próximo destino, preparamos uma lista com algumas das cidades mais famosas para você turistar com amigos e familiares na companhia de um Turbi 😉

Campos do Jordão

A 170 km de São Paulo, Campos do Jordão é uma das cidades mais badaladas do inverno paulista. Além de ser linda e com um clima europeu, essa cidade proporciona diversão para todos os tipos de turistas, desde aqueles que buscam por passeios tranquilos a dois até os que querem um pouco de aventura.

O que fazer em Campos do Jordão

Vila Capivari: é o centrinho mais charmoso da cidade. Formado por construções com arquitetura europeia, abriga diversos restaurantes, barzinhos com música ao vivo, casas de fondue, lojas de chocolate e de malhas.

Parque Amantikir: parque com 60 mil m² que reúne 20 jardins diferentes, com mais de 700 espécies de plantas de diversos países da Europa. Perfeito para quem gosta de paisagens instagramáveis e de caminhar em contato com a natureza.

Borboletário – As Flores que Voam: jardim com cerca de 500m² que abriga mais de 35 espécies de borboletas. Lá, você pode andar por entre elas e tirar fotos junto com as mais diversas cores de borboletas.

Horto Florestal de Campos do Jordão: para quem gosta de estar em contato com a natureza, o Horto Florestal é perfeito para fazer trilhas, piqueniques ou almoçar em um de seus restaurantes.

Cervejaria Baden Baden: se você é um amante de cervejas, não pode perder esse passeio! Você pode agendar um tour nessa que é uma das principais cervejarias da região e aprender sobre a produção de cervejas, como harmonizá-las e, claro, degustá-las!

Morro do Elefante e Teleférico: nomeado assim por lembrar a tromba de um elefante, do alto desse morro é possível ter uma vista incrível da cidade. Para subir, pode optar por um trajeto de carro ou pelo teleférico.

Passeio de quadriciclo: se você gosta de aventura, então não pode deixar de fazer um passeio de quadriciclo! Eles duram de 30 min até 2h e passam por trilhas e cachoeiras imperdíveis.

Pico do Itapeva: a 2.030m de altitude, lá de cima é possível ver 15 cidades da região, como Taubaté, Pindamonhangaba e São José dos Campos. A vista é linda e, com certeza, merece umas fotinhos.

Museu Felícia Leirner: museu a céu aberto que abriga a maior parte das obras da artista. Se for no final da tarde, pode presenciar um pôr do sol maravilhoso!

Cunha

E para quem deseja fugir da aglomeração que costuma se formar em Campos do Jordão no inverno, a cidade de Cunha é uma ótima opção para passar um final de semana mais tranquilo e com paisagens maravilhosas, que rendem ótimas fotos.

O que fazer em Cunha:

Lavandário: um dos locais mais visitados da cidade, o Lavandário é um campo composto por diversas espécies de lavanda. O lugar é incrível para tirar fotos e também aprender um pouco sobre o cultivo dessa planta.

Contemplário: outro campo de lavanda na cidade onde é possível caminhar por entre as lavandas, fazer um piquenique e comprar artesanatos e produtos produzidos com lavanda.

Cervejaria Wolkenburg: passeio indispensável para os cervejeiros de plantão, a cervejaria oferece degustações e explicações sobre a fabricação e fermentação. Todas as suas cervejas são produzidas de acordo com a Lei de Pureza Alemã de 1516, que determina a fabricação apenas com malte, cevada maltada e lúpulo.

Visitar Ateliês de Cerâmica: a cidade é um dos mais importantes polos de cerâmica do Brasil e da América Latina, por isso, visitar alguns ateliês, como Suenaga & Jardineiro e Gaia Arte Cerâmica, é quase que obrigatório em uma visita à cidade. 

Pedra da Macela: a 1.840m de altitude, lá de cima é possível ter uma visão 360° da região, que vai te render fotos maravilhosas. Para acessá-la, é preciso caminhar cerca de 5km (ida e volta).

Parque Estadual da Serra do Mar: com cerca de 330 mil hectares, o parque é a maior porção contínua de Mata Atlântica de todo o Brasil. Lá é possível fazer trilhas e encontrar rios e cachoeiras.

Paraty

Localizada a 270 km de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, Paraty é uma cidade que agrada a todos os gostos. Programações históricas, culturais, praias, passeios belíssimos de escuna, além de muitas opções gastronômicas.

O que fazer em Paraty 

Centro histórico: este é um dos locais mais apaixonantes da cidade. Um ótimo lugar para passear, tirar fotos em frente às portas e janelas dos casarões antigos e conhecer as diversas lojinhas e restaurantes que existem por lá. Além disso, você também pode visitar o Museu de Arte Sacra, a Casa da Cultura e o Teatro Espaço.

Passeio de escuna: este é um dos passeios mais procurados pelos turistas. Existem várias agências no centro da cidade que oferecem diferentes opções de roteiros, sendo que todos eles duram cerca de 5 horas. O roteiro mais buscado é o que leva os turistas para a Praia da Lula, Lagoa Azul, Ilha Comprida e Praia Vermelha.

Praias: se você quer curtir uma praia, Paraty também é o destino ideal. A praia do Pontal e a Praia do Jabaquara são as mais frequentadas pelos turistas e possuem quiosques para tomar um drink e comer petiscos à beira mar.

Trindade: algumas das melhores praias da região ficam na vila de Trindade, onde os turistas costumam realizar um bate-volta, já que fica há apenas 30 min da cidade. Porém, você também pode optar por ficar na ilha, que possui boas opções de hospedagem.

Estrada Real – Caminho do ouro: construída por escravos, entre os séculos XVII e XIX, a estrada fica ao longo da rodovia Paraty – Cunha e é cercada por uma região preservada do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Ao longo da estrada, encontram-se cachoeiras, restaurantes e alambiques, que podem ser explorados por conta própria ou contratando uma agência para um passeio de jeep.

Cachoeiras: existem várias cachoeiras em Paraty, dentre elas a Cachoeira do Tobogã, Cachoeira Pedra Branca, Cachoeira do Iriri e a Cachoeira do Crepúsculo (onde foram gravadas cenas do filme Amanhecer, da saga Crepúsculo). Todas elas são de fácil acesso e ótimas para tirar fotos e aproveitar a água.

Piscinas naturais: próximo às cachoeiras existem algumas piscinas naturais formadas entre pedras perfeitas para se banhar. Vale a pena visitar o Poço do Tarzan, Poço da Usina e o Poço dos Ingleses.

São Roque

Não tem como não concordar que inverno e vinho formam uma combinação perfeita, né? Por isso, São Roque não poderia ficar de fora da nossa lista, para que você tenha essa opção de passeio nesta estação!

Para os amantes de um bom vinho, essa pode ser a melhor cidade para visitar neste feriado. Porém, a cidade não possui apenas vinícolas como parte de seu roteiro turístico. Veja o que fazer na cidade:

O que fazer em São Roque:

Roteiro do Vinho: são mais de 30 estabelecimentos como, vinícolas, adegas, restaurantes, empórios e fazendas. Nas vinícolas e adegas é possível degustar vinhos e licores, além de fazer passeios para aprender mais sobre a produção dessas bebidas. Além disso, vários desses lugares possuem paisagens e decorações lindas, que rendem ótimas fotos.

Morro do Saboó: com 1.000 metros de altitude, o morro permite uma vista para as cidades vizinhas e também é ótimo para tirar fotos da paisagem. Para acessá-lo, é preciso realizar uma trilha de nível médio, mas que com certeza vale o esforço.

Estação Ferroviária de São Roque: é possível visitar a parte externa para contemplar a arquitetura local.

Ski Mountain Park: aqui você encontra diversão para a família inteira! No parque existe pista de esqui e de patinação, tobogã, além de atividades como arvorismo, escalada, paintball, arco e flecha, passeio a cavalo, trilha ecológica e teleférico.

Catarina Fashion Outlet: se você gosta de fazer umas comprinhas, não deixe de passar por lá! São mais de 100 lojas de roupas femininas, masculinas, calçados, acessórios e decoração, além de uma praça de alimentação.