O Aeroporto de Guarulhos é o maior do Brasil e da América Latina, sendo até mesmo um dos maiores do mundo! Por lá, passam milhares de pessoas por dia, seja para ficarem na própria cidade de Guarulhos, irem para São Paulo, ou até mesmo passageiros em conexões para outros lugares do país. 

Se você vai passar por lá, que tal aproveitar para conhecer um pouco da cidade e ainda visitar alguns pontos turísticos da capital paulista?

Preparamos para você uma lista de locais que você pode visitar em Guarulhos, que ficam há apenas alguns minutos de carro do Aeroporto, além de locais em São Paulo que também são ótimas opções de lazer para quem vai passar uns dias por lá, ou algumas horas em conexão.

 

O que fazer em Guarulhos?

opções de lazer na própria cidade de Guarulhos que você pode aproveitar após sair do Aeroporto. 

Parque Bosque Maia

Há cerca de 20 min do Aeroporto, é um dos principais parques da cidade. Aberto todos os dias da semana, das 6h às 22h, o local conta com uma pista de 3 km para prática de cooper e caminhada, quatro quadras poliesportivas, pista de skate, playground, academia ao ar livre, lago artificial com ponte paisagística e trilhas na parte superior em meio à Mata Atlântica.

O Bosque fica na Av. Paulo Faccini, um local privilegiado da cidade com vários restaurantes, hamburguerias e barzinhos próximos, sendo um ótimo local para visitar perto da hora do almoço ou do jantar.

Além disso, na frente do Bosque ficam várias vans de cachorro-quente, que são super famosas na cidade. Se você vai passar por lá, não pode deixar de comer um “dogão do Maia” 😉

Lago dos Patos

O Lago da Vila Galvão, mais conhecido como Lago dos Patos, é outro ponto turístico da cidade que fica há cerca de 23 min do Aeroporto.

Sua pista de corrida e caminhada é ideal para dar uma volta no lago e apreciar os patos que vivem ali. No local, também há um playground para as crianças e aparelhos de ginástica ao ar livre. 

E se quiser almoçar ou jantar por lá, em seu entorno você encontra diversos restaurantes e também trailers de cachorro-quente.

O Lago dos Patos fica na Rua Francisco Gonzaga Vasconcelos, s/n.

Parque Estadual da Cantareira

O Parque da Cantareira possui uma área de 7.916,52 hectares de Mata Atlântica, abrangendo os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.

Ele é dividido em 4 núcleos, sendo os mais próximos ao Aeroporto o Núcleo Engordador (26 min) e o Núcleo Cabuçu (29 min). Neles, você pode fazer diferentes trilhas em meio à mata preservada, encontrando lagos, rios, represas, cachoeiras, um monumento geológico, além de playground para as crianças.

Entrada das 8h às 14h, permanência no Parque permitida até às 16h

Zoológico Municipal de Guarulhos

Há aproximadamente 25 min do Aeroporto, o Zoológico de Guarulhos mantém cerca de 500 animais, de 100 diferentes espécies, priorizando a fauna nacional, com 91% de espécies nativas.

Lá você encontra animais como onça pintada, onça parda, leão, lobo guará, mico leão de cara dourada, tartarugas, araras, tucanos, gaviões, dentre diversas outras espécies.

O Zoo fica na Rua Dona Glória Pagnoncelli, 344, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30.

 

O que fazer em São Paulo próximo ao Aeroporto de Guarulhos?

A cidade de Guarulhos fica ao lado da capital paulista, por isso, é muito fácil chegar de carro a alguns pontos turísticos famosos de São Paulo.

Separamos para você alguns locais que você pode aproveitar, seja durante sua estadia em Guarulhos ou São Paulo, ou então durante uma conexão mais longa no Aeroporto.

Parque Ecológico do Tietê

Localizado na Zona Leste de São Paulo, há apenas 17 min do Aeroporto, o Parque Ecológico é uma ótima opção para quem quer se conectar com a natureza e ter um tempinho de paz em meio ao caos da cidade.

Lá é possível fazer trilhas, andar de bicicleta, praticar esportes nas quadras, relaxar em frente ao lago, ver animais, como quatis e macaquinhos, levar as crianças para brincarem no playground e até mesmo fazer um piquenique.

O parque fica na Rua Guirá Acangatara, 70, e abre todos os dias das 8h às 17h.

Pinacoteca de São Paulo

Um dos mais importantes museus de arte do país, a Pinacoteca de São Paulo fica há 26 min do Aeroporto. Com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, seu acervo conta com mais de 11 mil peças de importantes artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Pedro Alexandrino, Candido Portinari e Oscar Pereira da Silva.

Além dessas obras fixas, o local também conta com diversas exposições temporárias, que levam milhares de pessoas ao museu.

A Pinacoteca fica na Praça da Luz, 2, e abre de quarta a segunda, das 10h às 18h.

Museu da Língua Portuguesa

Também localizado na região da Luz, há 26 min do Aeroporto, o Museu da Língua Portuguesa foi reconstruído após o incêndio em 2015 e reinaugurado em 2021.

Ele traz sua famosa exposição principal, que explora a história da língua portuguesa pelo mundo, suas influências e como é um elemento fundamental da nossa identidade cultural. Além disso, também há exposições temporárias, que brincam com o idioma ou refletem sobre ele.

O Museu fica na Praça da Luz, s/nº, Portão 1, e funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30, com permanência até as 18h.

Mercado Municipal de São Paulo

E para quem quer explorar um dos mais tradicionais pontos gastronômicos de São Paulo, o Mercadão de São Paulo fica há apenas 27 min do Aeroporto.

Frutas exóticas, queijos, embutidos, peixes, vinhos, especiarias e produtos importados são alguns dos itens que você pode encontrar no local. E para saber se vale a pena comprar, aproveite para provar as degustações oferecidas por alguns vendedores 😉

E já que vai dar uma passadinha por lá, não pode deixar de provar os tradicionais sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau, dentre outros pratos servidos nos restaurantes.

O Mercado Municipal fica na Rua da Cantareira, 306, e recebe visitantes de segunda a sábado, das 6h às 18h, e domingo e feriado, das 6h às 16h.

Avenida Paulista

Caso vá ficar mais tempo em Guarulhos ou São Paulo, ou tenha um tempo maior em sua conexão no aeroporto, a Avenida Paulista pode ser uma ótima opção de lazer para conhecer um dos principais pontos turísticos da cidade.

Há apenas 26 minutos de distância do aeroporto, a Avenida Paulista abriga importantes museus, como o Masp, Japan House, Casa das Rosas, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Fiesp, Centro Cultural Coreano e Acervo Histórico Irmã Beata Heinrich.

Além das opções culturais, lá você encontra diversas opções gastronômicas e de compras, seja na própria avenida como em suas travessas, como a Rua Augusta.

E aí, gostou das nossas dicas? Então que tal alugar um Turbi na sua próxima passagem pelo Aeroporto de Guarulhos para conhecer alguns desses lugares?

Saiba também onde comer próximo ao aeroporto de Guarulhos e onde se hospedar em Guarulhos!