O que não faltam são atividades para fazer em São Paulo! Quem mora na cidade ou vem passar alguns dias pode desfrutar de milhares de atrações, não importa o dia ou a hora.

Conheça melhor alguns dos principais pontos turísticos da cidade e encante-se com o que São Paulo tem de melhor!

Avenida Paulista

O local é considerado por muitos como o coração de São Paulo e traz uma programação variada, que com certeza agrada a todos.

O que fazer na Av. Paulista?

Visitar aos domingos: Visitar a Paulista aos domingos é uma atração à parte. Ela fica fechada aos pedestres das 8h às 16h e reúne familiares e amigos para curtir algumas horas de tranquilidade ao andar livremente em uma das mais importantes avenidas da cidade. Nas calçadas, diversos artistas de rua se reúnem para mostrar sua arte, desde cantores e bandas até mágicos que encantam a todos.

Masp: o Museu de Arte de São Paulo é um dos mais importantes do país. Dentre as mais de 8.000 peças, encontram-se nomes como Anita Malfatti, Botticelli, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Manet, Monet, Picasso, Van Gogh, dentre muitos outros artistas renomados. A arquitetura do Masp também é uma atração à parte, sendo um dos principais cartões postais da cidade. Projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi, em seu grande vão acontece a Feira de Antiguidades aos domingos, que com certeza vale apreciar.

Mirante do SESC: além de contar com várias atividades, no alto do 17º andar do SESC temos um mirante com vista 360° para toda a Avenida Paulista. Cada pedacinho é disputado, principalmente no pôr do sol, onde várias pessoas se juntam para ter uma vista privilegiada e garantir ótimos cliques da paisagem. Ali, também é possível tomar um café enquanto aprecia a vista.

Centro Cultural Fiesp: outro cartão postal da cidade, o espaço oferece exposições temporárias, festivais, espetáculos de teatro, música e dança, eventos e cursos de forma totalmente gratuita. À noite, sua fachada fica iluminada e projeta diferentes imagens, dando um toque ainda mais especial à avenida.

Parque Trianon: um pedacinho de Mata Atlântica preservada em plena Av. Paulista, o Parque Trianon é um ótimo lugar para fugir um pouco da movimentação da cidade e fazer uma caminhada em meio a natureza, apreciar as obras de arte e levar as crianças no playground.

Casa das Rosas: projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo para ser sua moradia, em 1935, a Casa das Rosas é mais um centro cultural na Av. Paulista. Seu jardim repleto de rosas encantam os visitantes, que podem se sentar na sombra das árvores para tomar um café e aproveitar um fim de tarde. Além disso, a casa também é um museu e possui uma programação cultural voltada para a poesia e literatura.

Japan House: uma casa com design incrível dedicada à cultura nipônica. Seu maior objetivo é promover a conexão entre o Japão e outros povos do mundo, por meio de atrações e exposições de artistas japoneses. Com certeza vale uma visita ao local para apreciar um pouco dessa cultura e tomar um café.

Livraria Cultura: se você gosta de passar um tempo em meio aos livros, a Livraria Cultura, localizada no Conjunto Nacional, não pode ficar fora da sua lista! É uma livraria enorme com pufes onde você pode apreciar livros e um espaço para as crianças.

Parque do Ibirapuera

Contato com a natureza, diversão e muita cultura, tudo isso você pode encontrar no mais famoso parque de São Paulo! Com certeza o local vale mais de uma visita para apreciar tudo o que pode ser feito no local.

O que fazer no Parque do Ibirapuera?

MAM (Museu de Arte Moderna): é o primeiro museu de arte moderna da América Latina e possui um dos maiores acervos do mundo sobre o assunto, com mais de 5.000 obras. O local traz exposições fixas e temporárias, além de curtos e workshops, cinema, biblioteca e restaurantes.

MAC (Museu de Arte Contemporânea): apesar de não ficar exatamente dentro do parque, a passarela Ciccillo Matarazzo conecta os dois locais, fazendo com que seja super fácil acessar o museu. Projetado por Oscar Niemeyer, o local conta com mais de 10.000 obras, com artistas como Tarsila do Amaral, Portinari e Pablo Picasso. Além das exposições fixas, também possuem programação de exposições temporárias. Também vale a pena passar pelo restaurante Vista São Paulo, que possui um terraço gratuito com vista privilegiada para o parque.

Museu Afro Brasil: dedicado à preservação da história afro-brasileira, trazendo a perspectiva do negro, o museu conta com mais de 6.000 obras, como esculturas, pinturas, gravuras, fotografias e peças etnológicas, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

Marquise: outro local criado por Oscar Niemeyer, a Marquise conecta o Museu Afro Brasil, Oca, Pavilhão das Culturas, Bienal e o Auditório. Atualmente, é dedicado tanto para pedestres como para quem deseja andar de skate, patins e patinete. O local também possui alguns grafites dos artistas Kobra e Gêmeos.

Planetário: inaugurado em 1957, é o primeiro planetário do Brasil. Ele funciona como um centro cultural e educacional, com sessões aos fins de semana sobre o sistema solar. Vale a pena conferir a programação do local, principalmente se estiver com crianças.

Fundação Bienal: também projetado por Oscar Niemeyer, o prédio é tombado pelo patrimônio histórico e promove cursos, visitas orientadas, palestras e seminários, Além disso, também recebe diversas exposições e feiras durante o ano todo.

Pavilhão Japonês: inspirado no Palácio Katsura, em Quioto, o Pavilhão Japonês é um local totalmente voltado para a cultura deste país. Lá, você pode andar pelo jardim com plantas ornamentais, visitar a casa com peças orientais e um lago com carpas. Em sua visita, não deixe de acompanhar a Cerimônia do Chá que ocorre na copa.

OCA: projetado por Oscar Niemeyer, o local possui 10 mil metros quadrados e abriga exposições temporárias ao longo do ano. Vale super a pena ficar de olho na programação para apreciar também a arquitetura do local.

 

Liberdade 

Mas se você quer passar um dia diferente, com experiências culturais, gastronômicas e ainda fazer umas comprinhas, o bairro da Liberdade é a opção ideal!

O que fazer na Liberdade?

Feira Liberdade: acontece somente aos finais de semana e possui barracas com comidinhas da culinária japonesa, chinesa e brasileira, artesanato, acessórios e decoração. Ela fica na Praça da Liberdade, na saída da estação Liberdade.

Museu Histórico da Imigração Japonesa: próximo ao metrô São Joaquim, esse museu conta a história da imigração japonesa no Brasil e conta com mais de 97.000 itens.

Palacete Conde de Sarzedas: também chamado de Palacete do Amor, foi construído entre 1891 e 1895 pelo sobrinho do Conde de Sarzedas, para expressar seu amor por sua futura esposa. Hoje, abriga o Museu e Centro Cultural do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Jardim oriental: depois de andar pelo barulho da cidade, nada melhor do que ter um pouco de tranquilidade. O jardim é repleto de símbolos orientais, natureza e um lago com carpas.

Largo da Pólvora: outro cantinho verde no meio do bairro, onde podemos admirar os lagos com carpas e contemplar plantas japonesas.

Lojinhas para compras: na Liberdade você encontra de tudo! Passe por lojas de papelaria, decoração, cosméticos, acessórios, variedades, além de shoppings e galerias para fazer suas comprinhas

Mercados e empórios: se você gosta de experimentar comidas diferentes, nos mercados e empórios do bairro você encontra produtos orientais importados, como doces, snacks e bebidas. 

Restaurantes orientais: e não poderia ficar de fora desse passeio um bom restaurante oriental, né? Nas ruas do bairro, principalmente na Rua Thomaz Gonzaga, é possível encontrar diversos restaurantes de culinária japonesa, chinesa, coreana e tailandesa. 

Cafés e Docerias: se você é um amante dos doces, prepare-se! No bairro existem diversos cafés com inúmeras opções de doces, cada um mais bonito (e gostoso) que o outro.

 

Farol Santander

Para quem gosta de um passeio mais cultural, o Farol Santander é uma ótima pedida! Lembre-se de que é necessário comprar o ingresso na bilheteria local ou pela internet.

O que fazer no Farol Santander?

Exposições fixas: conheça as memórias que contam a história do prédio e das pessoas que passaram por ele.

Exposições temporárias: exposições imersivas com artistas brasileiros e internacionais. Confira as exposições atuais no site do Farol.

Mirante do Farol: no alto do 26º andar está o mirante do farol, onde é possível ter uma vista incrível da cidade a 102 metros de altura. E, agora, você também pode apreciar a vista com um binóculo que aumenta o campo de visão em até 30x, assim você pode ver os principais pontos turísticos muito mais de perto.

Café do Farol: e que tal tomar um cafézinho depois de apreciar a vista da cidade? O ambiente ainda te transportará para o ano de 1947, com um salão inspirado no art déco da época.

Arena de Lazer Sambódromo Anhembi

Você sabia que o Sambódromo possui várias opções de lazer para toda a família? Aproveite o feriado ou fim de semana para passar uma tarde nesse ponto turístico da cidade!

O que fazer no Sambódromo?

Eventos: o Sambódromo possui um calendário de eventos de exposição que pode ser conferido no próprio site

Ciclovia: você pode aproveitar para pedalar nos 2km de extensão da ciclovia que passa pelo perímetro em volta do sambódromo. Aproveite para levar sua bike ou alugar uma no local!

Aluguel de bikes: para aproveitar a ciclovia, é possível alugar bikes, triciclos para família, long, patins e acessórios de proteção (todos são higienizados antes do aluguel)

Área de passeio: lá, existe uma área destinada para quem quer aproveitar o dia para andar de patins, patinete ou skate e outra destinada para quem quer caminhar ou correr

Área pet: parquinho ao ar livre, com cerca de 500m², repleto de brinquedos para os pets, bebedouros e área sombreada. Perfeito para que seu melhor amigo possa gastar muita energia!

Food trucks: a arena também conta com diferentes tipos de alimentação para fechar o passeio com uma comidinha diferente 😉